Imagem

DICAS E BATE PAPO




fala meus pobres, hoje vamos abordar um assunto muito mais muito chato que tanto pra quem é iniciante quanto para quem  já e profissional irrita muito.
o irritante CHIADO.
isso mesmo, quando começamos do zero sempre escutamos que para eliminar a tal da latência (chiado) é preciso um bom e caro equipamento certo? mais vamos concordar que a menos que você tenha economizado só para investir  em seu home estúdio, ou tenha um bom dinheiro isso no inicio é meio  que difícil ..
então logo pensamos em optar por equipamentos usados, mas sabemos que isso não é uma boa opção afinal  não sabemos exatamente como o antigo dono cuido do aparelho, quanto tempo de vida ele ainda tem, se vai funcionar certinho ou ate mesmo por quanto tempo, afinal de contas é incerto pois pode durar 1 ano ou 1 mês ...
então  vamos para o plano C comprar equipamentos de baixo custo mais com uma boa qualidade.
Costumo dizer que escolher equipamentos quando estamos começando é como inicio de namoro, o primeiro mês é uma maravilha kkk mais depois já sabemos que não é bem por ai.
quando não entendemos muito bem a primeira impressão é a que fica. não me entenda mal não estou  menosprezando os equipamentos de baixo custo eles são ótimos se souber usar.
EXEMPLO: quando você vai  comprar um fone de ouvido na loja, e você o testa é um som maravilhoso bem equilibrado tudo oque você escuta nele fica gostoso, mas assim que você chega em casa e pluga no seu PC ou notebook para  monitorar uma mixagem sua o som fica totalmente diferente, estridente de mais ou um grave absurdo sobrando e por ai vai. mas porque isso?
simples, quando você experimentou na loja, o fone estava bem regulado em uma caixa ou mesa de som com uma musica muito bem mixada masterizada por profissionais e claro  o fone estava manipulado, com algum tipo de equalização ou ate mesmo era um fone diferente.
vou dar outro exemplo:
você que esta lendo isso agora ja deve ter comprado ou pelo menos testado um microfone um uma loja de instrumentos musicais certo?
para os que responderam sim não preciso dizer mais nada. mais para os que responderam não vou explicar melhor.

quando você vai em uma loja comprar o seu primeiro microfone  o vendedor te avalia, e quando percebe que você é meio leigo ou não entendi nada do assunto, ele te empurra o mais caro da loja, assim que você diz que prefere uma mais barato mais com uma boa qualidade ele te mostra vários mas, como vc não entende ele com certeza vai te enrolar da seguinte maneira.
vai te dar varias opções de microfones com bons preços, mais como você não sabe bem as diferenças   e ele sabe disso você obviamente vai pedir para testar certo. então vc esta la testando cada mic e pra você ta tudo bacana, mais  na realidade ele pode ate estar te mostrando microfones bons que tenha um preço bom só que ele não diz oque foi feito para o microfone chegar aquele som maravilhoso que você esta escutando, então você pensa é um melhor que o outro  e mais barato q o outro e acaba levando, e ai  a frustração começa, quando você chega em casa e pluga no seu pc e começa aquele chiado horrível, ai você começa a pesquisar na internet e começa a ficar maluco e frustrado, e começa apensar que o seu PC não presta e precisa de um novo ou um upgrade, e ai começa a comprar um monte de equipamento sem precisão, e quando você percebe que tudo oque precisava era só regular o microfone, você tem aquele montarel de equipamentos que você nem se quer sabe pra que serve, então oque você não jabe é que na quele momento que você testou o microfone na loja,  ele estava regulado mascarado e com certeza com algum tipo de equalização para regular as falhas do microfone.

oque estou tentando diz ar com tudo isso é que, no começo não é necessário ficar se preocupando com equipamentos caros em compra-los, da pra se virar  com oque você tem ai mesmo nesse exato momento.

1 passo aprenda a usar oque você tem
conheça o seu equipamento, não  fique prezo ou preza no básico no manual tente descobrir  outras formas de chegar  na quele resultado, teste, explore, e tente coisas e maneiras novas de usa-los. você vai se surpreender com os resultados.

falei falei e não cheguei no ponto.
como eu disse, muitas pessoas se frustram porque não obtêm o resultado que viram ou escutaram.

bom você tem duas formas de eliminar o chiado da sua vida

1 pode comprar uma interface boa  e seus problemas acabaram, da M- áudio pra cima

2 se não tiver grana pode seguir os passos que vou passar agora

sabemos que as interfaces de áudio mais baratinhas quando eu digo baratinhas digo aquelas cerca de 80,00 a 200,00 reais a maioria são da behringer, elas geralmente vem com o drive ásio que  nada mais é que uma interface virtual, ela faz com que o programa que você esta usando identifique a sua plaquinha de áudio normal do  PC como uma placa de áudio externa ou seja uma interface, e também diminuem o chiado e o atraso do áudio.
mas  mesmo assim ainda fica um pouco de chiado mais relaxa que tem como resolver isso, você tendo uma interface dessas ou não.

primeiro de tudo você vai instalar o asio all 

segundo você vai configurar o sinal do seu microfone 

para fazer isso basta abrir a opção de áudio do seu pc como na imagem abaixo:
para chegar nessa tela basta clicar no autofalante do lado do relógio do seu PC, clique com o botão esquerdo e escolha a opção dispositivo de gravação.

escolha a opção gravação e depois propriedades e depois em níveis vai abrir essa tela abaixo:


em sensibilidade  deixe  no ZERO 
e em volume deixe no 3 

feche tudo e abara o seu programa de gravação e grave alguma coisa, e pronto você vai ver que  uns 80 a 90% do chiado vai ter diminuído.

caso o seu microfone seja  de baixa qualidade e tenha  sobras de grave ou agudo , basta criar um canal aux e colocar um equalizador nele e por ali regule o seu microfone.


Nós que somos iniciantes nesse imenso mundo  de produção musical, sabemos que não é nada facial,
pois o nosso conhecimento é pouco ou zero, e as informações são imensas e como consequência o medo vem e travamos.
Voltamos todo o nosso  foco e preocupação  em saber mais, fazer mais cursos, estudar e estudar e estudar que acabamos deixando a pratica e o prazer de descobrir, testar e fusar  que é o fundamental.
Só me diz, quantos e-bookes você tem guardado no seu celular ou PC sobre como montar um home estúdio? aposto que você leu 2 e o restante deixou de lado não é?
 ou quantos canais de produtores famosos dando dicas de como  editar suas musicas você já se inscreveu e assistiu  2 ou 3 videos? ou quantos videos você já baixou e não colocou em pratica oque o vídeo ensinava?
ou quantas vezes voce simplesmente abriu o seu programa de gravação gravou qualquer coisa só para fusar, descobrir como ele funciona, sei la só pra passar o tempo?
pois é.
Simplesmente  esquecemos de fazer, colocar todas aquelas informações em pratica ou simplesmente seguir o nosso instinto.
Pois o mais legal de tudo é explorar, testar coisas e não se importar com as regras ou teorias ou seja la oque for, pois todo começo é assim instinto
.
Ta Ene, mais agora você vai me dizer que é desnecessário estudar e fazer os cursos para ser um produtor?

não, não é isso que quero dizer
e sim que quando aprendemos na raça é muito difícil esquecer e mais fácil de aperfeiçoar,
e claro que os cursos são necessários, mais todos sabemos que o inicio é foda e a grana é fodida
tem certos momentos que necessitamos de alguém para explicar auxiliar nos estudos para assim aprendermos e entendermos
mais o que quero dizer é que não precisa se preocupar com tudo o tempo todo, pois assim sera fácil  pegar raiva, se estressar, e por fim desanimar e começar a pensar que não leva jeito  ou que isso não da em nada pra você.
você não precisa saber de tudo o tempo todo,simplesmente grave, do jeito que você quiser e com oque você tiver, pois isso é necessário para aprender e adquirir mais conhecimento.
como?
acho que ja disse isso em um vídeo se não me engano,

 É necessário errar para identificar os erros, assim corrigi-los  e aprender,
È necessário fusar para entender como funciona.
É necessário começar de baixo para crescer.

Entao não se preocupe, apenas divirta-se fazendo o que gosta assim você vai ver que fluirá muito melhor  e você vai aprender muito mais rápido, ,
pois tudo na vida é como uma escada, você não pula direto para o primeiro degrau, e sim da o primeiro passo para chegar  no primeiro degrau e assim subir os demais.

Então não se preocupe como por exemplo:
Que equipamento de que marca devo comprar? que plugin devo instalar? que programa devo usar? BLA BLA BLA

RELAXA pois a musica e tudo relacionado a ela também é uma arte, a cima de qualquer coisa se utiliza o instinto e o amor, sim o amor a paixão por aquilo que você faz pois tudo que se faz com paixão, amor, carinho e dedicação sempre sera de qualidade

Arte não se impõe regras.
Arte se cria, se admira,se transforma, se vive.


e lembrem-se faça sempre tudo com amor, pois se você não ama oque faz não tem o porque insistir.


Postagens mais visitadas deste blog